sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Promessas de ciclovias em SP não saem do papel

Os 45 kms de ciclovias que deveriam ter sido inaugurados no primeiro semestre, segundo promessa da prefeitura, ainda nem começaram a ser construídos.



Em agosto do ano passado, um mês após assumir a gestão das ciclovias, a SMT (Secretaria Municipal de Transportes) afirmou que a cidade ganharia circuitos nos bairros Jardim Helena (22 kms), Jardim Brasil (14 kms) e Grajaú (12 kms). Até agora, porém, dois meses depois da previsão de inauguração, ainda não foi feita nem a licitação para a contratação dos projetos.



Logo após a SMT assumir a responsabilidade pelo gestão das ciclovias, que era da da Secretaria do Verde e Meio Ambiente, a prefeitura afirmou que seria dado “à bicicleta o tratamento de um meio de transporte tão importante quanto os demais”.



Desde então, foram inaugurados 14 kms na marginal Pinheiros e 3 kms na Radial Leste. Na conta da prefeitura, entram também 10 kms da Ciclofaixa de Lazer, mas ela vale só nas manhãs de domingo entre os parque das Bicicletas, Ibirapuera e do Povo.



A maioria dos projetos não saiu do papel e outros nem mais projetos são. Prometida em 2007, a ciclovia de 15 kms no canteiro central da avenida Eliseu de Almeida, no Butantã, seria a maior da cidade. A rota deveria ter ficado pronta este ano, mas parece que não faz mais parte dos planos. Segundo a CET, o projeto passa por “readequação técnica” e será implantado pela Subprefeitura do Butantã.



Essa ciclovia nem consta do plano de metas da cidade, no qual a prefeitura se compromete a entregar 100 kms de vias exclusivas até 2012. Se as obras mantiverem o ritmo atual, porém, vai ser difícil, já que até julho deste ano foram entregues apenas 3 kms, na região de Capela do Socorro.



Para Sérgio Affonso, presidente do CAB (Clube dos Amigos da Bike), andar de bicicleta em São Paulo é um perigo. “Você fica exposto e não tem a estrutura adequada. Além de não existirem ciclovias, as ruas são cheias de buracos”, diz o ciclista.



Em 2009, 45 pessoas perderam a vida na cidade. Os bairros mais perigosos foram Casa Verde e Vila Guilherme, na zona norte, e Parelheiros, na sul (os com menos estrutura para quem anda de bicicleta). Os dados são de levantamento da ONG Nossa São Paulo.



Segundo a CET, a cidade tem 35,5 kms de ciclovias, sendo 16,7 kms na zona oeste; 10 kms no centro; 7 kms na zona leste; e 1,8 km na zona sul. A companhia diz que prepara licitação para a contratação do projeto executivo das ciclovias de Jardim Brasil, Jardim Helena e Grajaú. Afirma também que “nos planos para este ano, ainda consta a ampliação da Ciclofaixa de Lazer até o parque Villa-Lobos, com mais 20 kms e passando pelo rio Pinheiros”.

Um comentário:

  1. Harrah's Lake Tahoe Casino & Hotel - Mapyro
    Harrah's Lake Tahoe Casino & Hotel - See 11 photos and 서산 출장마사지 8 tips from 1137 visitors to Harrah's Lake Tahoe Casino & Hotel. "Just off 제주도 출장마사지 the strip, 남원 출장안마 a 춘천 출장안마 nice little river is  Rating: 3.9 · 춘천 출장샵 ‎10 votes

    ResponderExcluir

Tudo de Moda você encontra aqui!

Create your own banner at mybannermaker.com!