Os 45 kms de ciclovias que deveriam ter sido inaugurados no primeiro semestre, segundo promessa da prefeitura, ainda nem começaram a ser construídos.
Em agosto do ano passado, um mês após assumir a gestão das ciclovias, a SMT (Secretaria Municipal de Transportes) afirmou que a cidade ganharia circuitos nos bairros Jardim Helena (22 kms), Jardim Brasil (14 kms) e Grajaú (12 kms). Até agora, porém, dois meses depois da previsão de inauguração, ainda não foi feita nem a licitação para a contratação dos projetos.
Logo após a SMT assumir a responsabilidade pelo gestão das ciclovias, que era da da Secretaria do Verde e Meio Ambiente, a prefeitura afirmou que seria dado “à bicicleta o tratamento de um meio de transporte tão importante quanto os demais”.
Desde então, foram inaugurados 14 kms na marginal Pinheiros e 3 kms na Radial Leste. Na conta da prefeitura, entram também 10 kms da Ciclofaixa de Lazer, mas ela vale só nas manhãs de domingo entre os parque das Bicicletas, Ibirapuera e do Povo.
A maioria dos projetos não saiu do papel e outros nem mais projetos são. Prometida em 2007, a ciclovia de 15 kms no canteiro central da avenida Eliseu de Almeida, no Butantã, seria a maior da cidade. A rota deveria ter ficado pronta este ano, mas parece que não faz mais parte dos planos. Segundo a CET, o projeto passa por “readequação técnica” e será implantado pela Subprefeitura do Butantã.
Essa ciclovia nem consta do plano de metas da cidade, no qual a prefeitura se compromete a entregar 100 kms de vias exclusivas até 2012. Se as obras mantiverem o ritmo atual, porém, vai ser difícil, já que até julho deste ano foram entregues apenas 3 kms, na região de Capela do Socorro.
Para Sérgio Affonso, presidente do CAB (Clube dos Amigos da Bike), andar de bicicleta em São Paulo é um perigo. “Você fica exposto e não tem a estrutura adequada. Além de não existirem ciclovias, as ruas são cheias de buracos”, diz o ciclista.
Em 2009, 45 pessoas perderam a vida na cidade. Os bairros mais perigosos foram Casa Verde e Vila Guilherme, na zona norte, e Parelheiros, na sul (os com menos estrutura para quem anda de bicicleta). Os dados são de levantamento da ONG Nossa São Paulo.
Segundo a CET, a cidade tem 35,5 kms de ciclovias, sendo 16,7 kms na zona oeste; 10 kms no centro; 7 kms na zona leste; e 1,8 km na zona sul. A companhia diz que prepara licitação para a contratação do projeto executivo das ciclovias de Jardim Brasil, Jardim Helena e Grajaú. Afirma também que “nos planos para este ano, ainda consta a ampliação da Ciclofaixa de Lazer até o parque Villa-Lobos, com mais 20 kms e passando pelo rio Pinheiros”.
Harrah's Lake Tahoe Casino & Hotel - Mapyro
ResponderExcluirHarrah's Lake Tahoe Casino & Hotel - See 11 photos and 서산 출장마사지 8 tips from 1137 visitors to Harrah's Lake Tahoe Casino & Hotel. "Just off 제주도 출장마사지 the strip, 남원 출장안마 a 춘천 출장안마 nice little river is Rating: 3.9 · 춘천 출장샵 10 votes